Referências Bibliográficas

 

ALAVA, Séraphin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? (trad. Fátima Murad). Porto Alegre: ArtMed, 20002.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de (2003) “Educação, ambientes virtuais e interatividade”. In: SILVA, Marco (Org.) Educação online – teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, p. 201-215.

ALMEIDA, Mª E. Bianconcini de e outros (Orgs.) (2003) Educação a distância via Internet. São Paulo: Avercamp.

ALMENARA, Julio Cabero (2003) “Principios pedagógicos, psicológicos y socilógicos del trabajo colatorativo: su proyección en la telenseñanza.” In: SÁNCHEZ, Francisco Martínez (Org.) Redes de comunicación en la enseñanza – las nuevas perspectivas del trabajo corporativo. Barcelona: Paidós, p. 129-157.

ALVES, Lynn & NOVA, Cristiane (2003) “Estação on-line: a ‘ciberescrita’, as imagens e a EAD”. In: Silva, Marco (Org.) Educação On-Line: Teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, p.105-134

ANDRADE, Adja F de & VICARI, Rosa Mª (2003) “Construindo um ambiente de aprendizagem a distância inspirado na concepção sociointeracionista de Vygotsky.” In: SILVA, Marco (Org.) Educação online – teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, p. 255-272.

AZEVEDO, Fernando de (1958) Novos caminhos e novos fins - a nova política da educação no Brasil. São Paulo: Melhoramentos, p. 72-74.

BATTETINI, G. (1996) “Semiótica, computação gráfica e textualidade.” In: PARENTE, A. (Org.) Imagem máquina - A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, p. 65-71.

CAMPOS, Fernanda e outros (2003) Cooperação e aprendizagem on-line. Brasília: DP&A.

CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. (trad. Guy Reynaud). 4 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

CORTESÃO, Luiza (2005) Será a educação a “culpada”? ECCOS – Revista Científica do Centro Universitário Nove de Julho – Pesquisa educacional e cotidiano escolar. São Paulo: UNINOVE, v. 7, n. 1, junho, p. 23-39.

COUCHOT, Edmond (1997) “A arte pode ainda ser um relógio que adianta? O autor, a obra e o espectador na hora do tempo real.” In: DOMINGUES. Diana (Org.) A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, p. 135-143.

CROOK. Charles. Ordenadores y aprendizaje colaborativo. Madri: Ediciones Morata, S.L. 1996.

DEMO, Pedro (2003) “Instrucionismo e nova mídia.” In: SILVA, Marco (Org.) Educação online – teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, p. 75-88

DIAS, Paulo (2004) “Aprendizagem Colaborativa.” In: DIAS, Ana Augusta Silva & GOMES, Maria João (Org.) E-learning para e-formadores. Minho: TecMinho, p. 20-31

ESPINOSA, Maria Paz Prendes (2003) “Aprendemos… ¿ Cooperando o colaborando? Las claves del método.” In: SÁNCHEZ, Francisco Martínez (Org.) Redes de comunicación en la enseñanza – las nuevas perspectivas del trabajo corporativo. Barcelona: Paidós, p. 95-127.

FILHO, Athail Rangel Pulino (2004) Introdução ao moodle ambiente de aprendizagem módulo 1. Brasília: Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB.

FILHO, Lourenço (2002) Introdução ao estudo da Escola Nova. Rio de Janeiro: UERJ.

FREIRE, Fernanda Mª P. (2003) “Escrita/Leitura e computadores: o uso do editor de texto na escola” In: ALMEIDA, Mª E. B. de e outros (Orgs.) Educação a distância via Internet. São Paulo: Avercamp, p. 151-162;

FREUD, Sigmund (1976) Conferência XV – realização de um desejo. Rio de Janeiro: Imago, Obras Completas, v. 15.

GÓMES, A. I. Pérez e SACRISTÁN, José Gimeno. Compreender y transformar la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata S.L., 2000.

HERNANDES, Vitória Kachar (2003) “Realização de projetos baseados em texto”. In: ALMEIDA, Mª E. B. de e outros (Orgs.) Educação a distância via Internet. São Paulo: Avercamp, p. 87-97.

JAPIASSU, Ricardo (2004) A arte na educação de crianças, jovens e adultos – alocução pronunciada em mesa redonda homônima durante a SBPC Cultural “Cultura e Natureza”. Cuiabá: UFMT/56ª RA da SBPC - Ciência na Fronteira: Ética e Desenvolvimento, 18 a 23 de julho [on-line] Disponível na internet via www. URL: http://www.educacoonline.pro.br  Acesso em fevereiro de 2006.

LAPASSADE, Georges. Grupos, Organizações e Instituições. (trad. Henrique Augusto de Araújo Mesquita). 3a ed., Rio de Janeiro: F. Alves, 1989.

LEONTIEV, A. (1978) O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte universitário.

LÈVY, Pierre e AUTHIER, Michel (1995) As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta.

LÈVY, Pierre (1994) A inteligência colectiva - Para uma antropologia do ciberespaço. Lisboa: Ed. Instituto Piaget.

LOURAU, René. A Análise Institucional. (trad. Mariano Ferreira). Petrópolis: Vozes, 1975.

LUCKIN, R.; BOULAY, B. D. (1999) Ecolab: the development and evaluation of a vygotskian design framework. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 10, p. 198-220.

LURIA, A. R. (1992) A construção da mente. São Paulo: Ícone.

MACHADO, Arlindo (1997) “Hipermídia: o labirinto como metáfora.” In: DOMINGUES. Diana (Org.) A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, p. 144-154.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A Didática e as Contradições da Prática. Campinas, São Paulo:  Papirus, 1998.

MCLUHAN Marshall e POWERS, B. R. (1996) La aldea global – transformaciones e la vida y los medios de comunicación mundiales en el siglo XXI. Barcelona: Editora Gedisa.

MORAN, José Manuel (2004) “Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas.” In: MORAN, J. M., MASETTO, M. T. & BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, p.11-65.

NEWMAN, Fred & HOLZMAN, Lois (2002) Lev Vygotsky cientista revolucionário. São Paulo: Loyola.

OKADA, Alexandra (2003) “Desafio para EAD: Como fazer emergir a colaboração e cooperação em ambientes virtuais de aprendizagem?” In: SILVA, Marco (Org). Educação On-Line: Teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, p.273-291.

PALACIOS, Marcos Silva (1996) “Cotidiano e sociabilidade no cyberespaço: apontamentos para uma discussão.” In: FAUSTO NETO, Antonio; PINTO, Milton José. (Orgs.) O indivíduo e as mídias. Rio de Janeiro: Diadorim, p. 87-104.

PALLOF, Rena M. & PRATT, Keith (2004) O aluno virtual – um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed.

PAVAO, Andréa (2000) A aventura da leitura e da escrita entre mestres de role-playing games. São Paulo: Devir.

PENNA, Maria Luiza (1987) Fernando Azevedo: educação e transformação. São Paulo: Perspectiva.

PRETI, Oreste (2000). “Autonomia do aprendiz na Educação a Distância.” In: PRETI, Oreste (Org.) Educação a Distância – construindo significados. Brasília: Plano, p. 125-146.

RAMAL, Andréa C. (2003) “Educação com tecnologias digitais: uma revolução epistemológica em mãos do desenho intrucional.” In: Silva, Marco (Org.) Educação On-Line: Teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, p.183-198.

RHEINGOLD, Howard (1997) A comunidade virtual. Lisboa: Gradiva.

SACRISTÁN, J.Gimeno. Consciência e Acção sobre a Prática como Libertação Profissional dos Professores. In: Profissão Professor. (org. António Nóvoa). Portugal: Porto Editora, 1995.

SANTOS, Antonio José.  As Possibilidades do Software Livre na Aprendizagem Significativa: uma análise na perspectiva da colaboração e cooperação. Monografia de Especialização. 2005. UNEB, Departamento de Educação Campus I.

SCHAEFFER, Maria Lúcia G. P. (1998) Anísio Teixeira: formação e primeiras realizações. São Paulo: FE-USP.

SILVA, Marco (2000) A sala de aula interativa

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. (2004) Software Livre - a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo, Editora Fundação Perseu Abrano.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da e outros (2003) Software Livre e Inclusão Digital. São Paulo: Editora Conrad.

TEIXEIRA, Anísio (1957) Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: José Olympio.

TUOMI, I. (1998) Vygotsky in a team room: na exploratory study on collective concept formation in eletronic environments. HICSS.

TURKLE. Sherry (1997) La vida em la pantala – La construcció de la identidad en la era de Internet. Barcelona: Paidós.

VIGOTSKI, L. S. (2003) Psicologia pedagógica - edição comentada por Guillermo Blank. Porto Alegre: Artmed.

VYGOTSKY, L. S. (1994) A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

 

Próximas páginas:

 

(1) A co-laboração na/em Rede

(2) Fundamentos histórico-culturais da atividade co-laborativa

(3) Desafios contemporâneos à co-laboração na/em Rede

(4) Co-laborando o aprendizado autônomo

(5) Cooperação e co-laboração

(6) A co-laboração de/em programas livres

(7) Interfaces otimizadoras da co-laboração na/em Rede

(8) Co-laborando um texto à seis mãos

Referências