
NINTENDO FAMICON

NES

SUPER NES |
NINTENDO FAMICON (Family Computer) foi um console de 8 bits lançado no Japão em 1983, que conduziu os japoneses ao domínio da indústria de jogos. Já em 1985, a Nintendo resolveu introduzi-lo no mercado americano e deu-lhe o nome de NES (Nintendo Entertainment System) e um novo "design". O NES encerrou sua vida útil oficialmente em 1995, dez anos depois de ser lançado.
Em novembro de 1990, a Nintendo lançou no Japão o Super NES (que só chegou ao mercado americano em Setembro de 1991). Este console possuía gráficos e efeitos sonoros bem mais sofisticados que o concorrente Sega Genesis. O SNES conseguia dispor de até 256 cores simultaneamente na tela, e tinha movimentação mais complexa que os concorrentes. Apesar de um controle inovador com 8 botões, o console ainda apresentava lentidão do seu processador, que rodava a apenas 3.57 MHZ.
O Super Nintendo foi abastecido com periféricos interessantes, como a bazuca Super Scope 6 e o adaptador para rodar jogos do GameBoy.
Um dado curioso é que os diversos periféricos anunciados, o SNES CD, surgiu do rompimento do contrato entre a Sony e Nintendo, que vinha desenvolvendo a tecnologia que deu base para o surgimento do Playstation da Sony.
Este console, trouxe uma seleção e diversidade dos jogos, mudando a história dos videogames, trazendo para os gamers a época de ouro.
|