Justificativa
O Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas está na sua quarta edição, dando continuidade e fortalecendo as discussões iniciadas em 2005, na Universidade do Estado da Bahia, que contribuíram para a criação da Rede Brasileira de Jogos e Educação.
A rede reúne pesquisadores de diferentes regiões do Brasil que tem interesse e/ou atuam na área de desenvolvimento e realizam pesquisas sobre os jogos eletrônicos que se constituem hoje em um fenômeno cultural que precisa ser investigado.
A existência de editais que financiam a produção de jogos voltados para educação, seja através da FINEP/MEC/MCT, do Ministério da Cultura e das Fundações de Pesquisas Estaduais também contribuíram para o crescimento da área de desenvolvimento de games, integrando profissionais e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, ratificando a premissa de que para desenvolver jogos eletrônicos é fundamental uma equipe multidisciplinar.
Assim, o IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas, que será realizado nos dias 18 e 19 de agosto de 2008, em Salvador confirma os propósitos de socializar os trabalhos que vem sendo produzidos em diversas regiões brasileiras e intensificar o foro de debates sobre diferentes perspectivas, marcando no cenário nacional um espaço diferenciado para reflexão e desenvolvimento dos jogos eletrônicos dentro do contexto educacional e cultural.
Desta forma, a realização da quarta edição do seminário tem a intenção de fortalecer os grupos que foram criados a partir de 2005, socializando as pesquisas e projetos de desenvolvimento de jogos eletrônicos voltados para educação, desmistificando e potencializando a presença destas novas mídias no cenário nacional.
Objetivos
Realizar um Seminário sobre Jogos Eletrônicos, com a finalidade de agregar, nacionalmente, esforços para potencializar este tema dentro do espaço acadêmico.
- Fomentar os debates entre os pesquisadores e desenvolvedores de jogos eletrônicos.
- Socializar as pesquisas que vem sendo desenvolvidas no Brasil em torno dos jogos eletrônicos, sinalizando assim, o potencial interativo desses elementos tecnológicos.
- Implementar a cultura dos games na sociedade contemporânea, apontando suas possibilidades pedagógicas e comunicacionais.
- Configurar e consolidar o desenvolvimento tecnológico e científico sobre jogos eletrônicos e educação