Grupos de Trabalho
Dia - 18/08/08 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tarde
14h00 - 16h00
Apresentação dos Grupos de Trabalho
Grupos de Trabalho – GT – Sala NETI – 1º. andar
Coordenação: Esteban Clua (UFF)
GT - Desenvolvimento de games
Mobile games: etapas de desenvolvimento e especificidades
Janiel Henrique Pinheiro de Almeida e Wander Klaysson Aparecido Medeiros
Faculdades Integradas Pitágoras (FIP- MOC)
GT - Jogos eletrônicos e narrativas
Coordenação – Roger Tavares (SENAC/SP)
Games narrativos: dos adventures aos MMORPGs
Emmanoel Ferreira - UNISUAM – RJ
Rumo a uma Abordagem Teórica da Relação entre Trabalho e Jogo nos Mundos Sintéticos
Thiago Falcão - Universidade Federal da Bahia- UFBA
Em jogos eletrônicos, jogos nacionais: representações de Brasil
Leandro Viana V. dos Santos - Universidade Federal da Bahia - UFBA
O papel do historiador na construção das narrativas para jogos eletrônicos
Isa Neves (UNEB) e Jodeilson Martins (UNEB)
Apresentação dos Grupos de Trabalho
Grupos de Trabalho – GT – Auditório
Coordenação: Filomena Moita
GT - Jogos eletrônicos e educação
Jogo Educativo Lúdico, A Revolta da Cabanagem
Manoel Ribeiro Filho, Ricardo Damasceno, Felipe Reis, Fabrício Silva e Messias Nascimento - Universidade Federal do Pará- Instituto de Tecnologia
Cidades Virtuais: tecnologias para aprendizagem e simulação
Margarete Axt (UFRGS), Raymundo C. M. F. Filho (UFRGS), Eduardo Engel Balle (UNISINOS), Sergio Seligmann Rodrigues (UNISINOS) e Daniel Nehme Muller (UFRGS)
O desenvolvimento do jogo math city em um contexto colaborativo: pais, professores e alunos para a construção de conceitos matemáticos
Vilmar A. do Nascimento (Colégio Militar de Fortaleza) e Francisca das C. S. Reis (Universidade Federal do Ceará)
Jogo como elemento mediador no processo de construção de conhecimento no espaço universitário Edson P. Pfutzenreuter (UNICAMP e SENAC-SP) e Rita de Cássia M.T Stano (UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá)
Roteirizações imersivas para role play game educacional
Paula Carolei (USP e SENAC/SP)
O uso do second life como ambiente virtual de aprendizagem
João Augusto Mattar Neto (Universidade Anhembi Morumbi)
Dia - 19/08/08 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Manhã
11h15 - 12h30
Apresentação dos Grupos de Trabalho
GT - Jogos eletrônicos e educação
Grupos de Trabalho – GT – Auditório
Coordenação: Rosária Sperotto (UFPEL)
Saberlândia: plataforma lúdica integrando robótica e multimídia para educação
Ivete Martins Pinto, Silvia Costa Botelho, Rodrigo Chaves de Souza, Thiago Sonego Goulart, Rafael Colares e Raphael Leite Campos - Universidade Federal do Rio Grande – FURG
A inclusão digital na formação da cidadania através de jogos de estratégia por computador
Josinalva Estácio Menezes, Jamille Mineo Carvalho, Ronald de Santana e Valdir Bezerra dos Santos - UFRPE/LACAPE
Jogos Eletrônicos: Subjetividades Insólitas nas Travessias do Incomum
Antônio Vital M. de Souza - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Jogo Tartarugas: Objeto de Aprendizagem na Educação Ambiental
José Walter Santos Filho, Carla Eugênia Nunes Brito, Christiano Lima Santos, Alessandra C. M. Alves e Henrique Nou Schneider - Universidade Federal de Sergipe
Protetores das tartarugas – um ambiente colaborativo para educação ambiental
Fábio de Melo Silva - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Christiano Lima Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Realidades Alternativas - Novas funções cognitivas no mundo dos ARGs
Luiz Adolfo Andrade - Universidade Federal da Bahia
GT - Jogos eletrônicos e educação
Apresentação dos Grupos de Trabalho
Grupos de Trabalho –GT – Sala NETI – 1º. andar
Coordenação: Anna Nascimento - MEC
Jogos eletrônicos e professores primeiras aproximações
Juliana Moura - Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Gcompris: brincando e percebendo a colaboração do software livre com o desenvolvimento educacional infantil
Antonio José Pereira Santos e Tânia Maria Hetkowski - UNEB - Universidade do Estado da Bahia
Como os videogames formam ciborgues?
Paolo Bruni - UFBA
Ambientes digitais interativos e o potencial pedagógico
Heloísa N. C. Chaves - Faculdade Instituto Superior Nossa Senhora de Lourdes - ISED Bahia e Daniela Melaré Vieira Barros - UNICAMP
O estilo do jogo no jogo da APRENDIZAGEM: A interação com Jogos Eletrônicos e Estilos de Aprendizagem em Estudantes do Ensino Fundamental II
Jaime de Oliveira P. Junior - Universidade do Estado da Bahia
A prática ficcional virtual: o game como dispositivo de aprendizagem
Bruno Carvalho Vieira - UFPEL