Os games hoje se constituem em uma nova mídia que atrai,
desperta o interesse e desejo da geração denominada
nativos digitais, mas também é visto pela comunidade
e pela mídia de forma maniqueísta e apocalíptica.
Atualmente a discussão em torno dos jogos eletrônicos
vem crescendo de forma significativa no cenário acadêmico
brasileiro, agregando pesquisadores de diferentes áreas
e instituições que investigam este fenômeno
na sociedade contemporânea, indicando contribuições
para o desenvolvimento de narrativas interativas e intertextuais,
bem como sua contribuição na aprendizagem. Estas
produções fortalecem em cada região o desenvolvimento
de novas tecnologias atentas a política de software livre,
de disseminação da informação e valorização
da produção tecnológica brasileira. O primeiro
Seminário Jogos eletrônicos, educação
e comunicação - construindo novas trilhas, realizado
em Salvador , nos dias 10 e 11 de outubro de 2005, se
constituiu em uma ação inédita realizada no
Brasil, isto é, a criação de um espaço
para discutir os jogos eletrônicos dentro da academia, retirando-os
do limbo, dando voz aos pesquisadores que solitariamente vinham
realizando de forma muitas vezes marginal as suas pesquisas nessa área.
Neste seminário reunimos sessenta pessoas das cidades de
Ilhéus, Salvador, Juiz de Fora, João Pessoa, Rio
de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, com formação
nas áreas de educação, comunicação,
informática, psicologia e design que apresentaram suas pesquisas
e discutiram as diferentes possibilidades dos games. O registro
do evento com os trabalhos apresentados encontra-se disponível
no site http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/novastrilhas/index.htm .
Portanto, a realização do II Seminário
Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação
- construindo novas trilhas dá continuidade e
fortalece as discussões iniciadas em 2005, que contribuíram
para a criação da Rede Brasileira de Jogos
e Educação constituída por pesquisadores
de diferentes regiões do Brasil, bem como para a socialização
dos trabalhos que já vinham sendo produzidos em diversas
regiões brasileiras, marcando no cenário nacional
um espaço diferenciado para reflexão e desenvolvimento
dos jogos eletrônicos. Uma discussão que não
pode parar, considerando que esses elementos tecnológicos
vêm criando novos ambientes semióticos que precisam
ser compreendidos, desmistificados e introduzidos no cenário
pedagógico como mediadores do processo de ensinar e aprender.
A nossa intenção é criar uma grande teia
de discussões que subsidiarão novas maneiras de
se compreender os jogos eletrônicos, indo além da
mera produção e comercialização desses
elementos tecnológicos.
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