As funções executivas (FE) são habilidades que, integradas, capacitam o indivíduo a tomar decisões, avaliar e adequar seus comportamentos e estratégias, buscando a resolução de um problema. (MALLOY-DINIZ ET AL, 2008)1 . Elas são responsáveis por orientar e gerenciar funções cognitivas, emocionais e comportamentais. Algumas das funções executivas consideradas mais importantes são memória operacional, controle inibitório, flexibilidade cognitiva e planejamento.
Prejuízos nessas funções são um dos aspectos centrais do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), devido à falta de modulação adequada da atenção . O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, que se manifesta na infância e que pode perdurar até a vida adulta, podendo causar prejuízos em diversas esferas da vida. (DSM - 5)2. Não há um marcador biológico associado ao TDAH, logo seu diagnóstico é feito por meio de entrevistas, analisando as características clínicas do sujeito através de testes e escalas, como a SNAP-IV.
Com o objetivo de ajudar de estimular as FE, o Gamebook Guardiões da Floresta foi especialmente pensado para ser uma mídia lúdica que trabalha o desenvolvimento de diversas funções executivas como controle inibitório, planejamento, memória operacional, categorização, além de atenção seletiva. Portanto pode ser um ambiente muito útil aos profissionais de saúde e educação na prevenção e tratamento das dificuldades de crianças saudáveis e com TDAH.
Para saber mais visite o site: www.tdah.org.br