Temos a preocupação e compromisso contínuo de criar espaços de formação continuada a fim de estabelecer interlocução com pesquisadores, estudantes, empresários e todos aqueles que tem interesse em discutir e aprofundar as questões que tensionam a área de cultura digital e suas interfaces. Acreditamos que esse é um papel fundamental da universidade: estar próximo daqueles que buscam cotidianamente saber e aprender.
Em outubro de 2002, na Universidade do Estado da Bahia, foi criado o Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (CV), vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, pelas professoras e pesquisadoras Lynn Alves e Cristiane Nova (em memória), com o objetivo de criar um espaço de investigação, formação e discussão em torno das categorias cultura digital, aprendizagem, educação e comunicação.
Há vinte anos quando o CV (como é carinhosamente chamado o grupo) foi criado estávamos iniciando o processo de aprender a viver nos espaços virtuais, dando significado para as Comunidades Virtuais em diálogos com autores como Howard Rheingold com Sherry Turkle, dentre outros pesquisadores e participantes que construíam juntos a WELL – Whole Earth ‘Lectronic Link, criada em 1985 por Stewart Brand e Larry Brilliant. Estas leituras e inspirações deram origem ao nome do grupo que vem avançando criticamente nas suas discussões, mas ainda se mantem fiel aos princípios que fundamentaram a sua criação.
Em dezembro de 2017 foi criado o Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBA e posteriormente, em 2018 e 2019, respectivamente, os grupos Comunidades Virtuais Instituto Federal Baiano e Universidade Federal de Alagoas, foram criados, constituindo-se assim, a Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais.
Para todos os pesquisadores da Rede do CV é uma grande alegria completar 20 anos de lutas e conquistas para dar novos significados ao universo digital e suas interfaces com a educação, saúde e comunicação, formando continuamente novos pesquisadores que estão presentes em distintas instituições públicas e privadas no Brasil e em Portugal, contribuindo para uma educação de qualidade mediada pelas tecnologias analógicas e digitais.
O Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas, está na sua décima segunda edição, dando continuidade e fortalecendo as discussões iniciadas em 2005, na UNEB, que contribuíram para a criação da Rede Brasileira de Jogos e Educação (RBJE), tornando-se um marco para pesquisadores da área.
Tem o objetivo de reunir pesquisadores das áreas de saúde, educação e tecnologia que realizam investigações e desenvolvem aparatos tecnológicos com a finalidade de atender as distintas necessidades (físicas, cognitivas, emocionais, sociais, etc) dos indivíduos, auxiliando os procedimentos realizados por profissionais de Neuropsicologia, Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, entre outras.
O SBGames se constitui no maior e mais importante evento da América Latina na área de games e entretenimento digital que reúne anualmente pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. SBGames é o simpósio da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que também é apoiada pela RBV (Rede Brasileira de Tecnologia de Visualização).
Este evento científico, organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC/UNEB, tem como intenção criar uma parceria/intercâmbio entre discentes, professores da Educação Básica e da universidade, entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, de diferentes instituições de ensino superior.