Os games se constituem em uma mídia que atrai, desperta o interesse e desejo da geração denominada “Geração @”. No entanto, ainda são vistos por alguns elementos da sociedade de forma maniqueísta e apocalíptica.
A discussão em torno dessa temática vem crescendo de forma significativa no cenário acadêmico brasileiro, agregando pesquisadores de diferentes áreas e instituições que investigam este fenômeno na sociedade contemporânea, indicando contribuições para o desenvolvimento de narrativas interativas e intertextuais, bem como sua contribuição na aprendizagem.
O I Seminário Jogos eletrônicos, educação e comunicação - construindo novas trilhas, foi realizado em Salvador na Universidade Estadual da Bahia – UNEB, em outubro de 2005 e se constituiu em uma ação inédita realizada no Brasil. Reuniu cerca de 100 pesquisadores de diferentes estados brasileiros e foi criada naquele momento a Rede Brasileira de Jogos e Educação. Em 2006 o II Seminário contou com aproximadamente 200 participantes, deu continuidade e fortaleceu as discussões iniciadas em 2005.
Nessa perspectiva e fortalecendo cada vez mais as ações da Rede o Seminário Jogos eletrônicos, educação e comunicação - construindo novas trilhas, passará a ser itinerante.
Um ano em Salvador/BA e outro em João Pessoa/PB estreitando cada vez mais as relações e discussões que subsidiarão novas maneiras de se compreender os jogos eletrônicos e articulando diferentes pesquisadores de diversos estados e até do exterior de diversas áreas do saber que discutem aspectos relacionados a comunicação, arte, design, psicologia, educação, semiótica e desenvolvimento de games.
|