Versão Final
Clique aqui para fazer o download das versões para Linux e Windows.
   
Outros games por nossa equipe
Braskem Game Quiz
Aventura no Polo
 
 
 
 
 
      Sam & Max, a dupla de detetives freelancers mais incomum de todos os tempos chega à segunda temporada de sua série de jogos com "Ice Station Santa".       Sam, o cão antropomórfico, e Max, um coelho bem longe de ser um daqueles bichinhos fofinhos que todo mundo quer ter, criados por Steve Purcell, fizeram sua primeira aparição como personagens de revista em quadrinhos. Suas histórias tinham como característica a resolução de mistérios nada convencionais e um humor negro bem dosado, ingredientes que conquistaram muitos fãs e os levaram, em 1995, ao mundo dos games através da Lucas Artes que produziu o adventure Sam & Max – Hit the Road.
      Contudo, um outro game da dupla só voltou a ser produzido em 2006 pela Telltale que lançou Sam & Max: Culture Shock. A partir deste, o game passou a ser produzido de forma semelhante aos seriados de TV estadunidenses: por episódios compondo temporadas. A primeira temporada contou com seis episódios: Culture Shock; Situation Comedy; The mole, the mob and the meatball; Abe Lincoln Must Die; Reality 2.0 e The Bright Side of the Moon.
      Neste primeiro episódio da segunda temporada de Sam & Max, a dupla se vê às voltas com um presente nada convencional do Papai Noel; o “Bom velhinho” envia-lhes uma espécie de autômato superdesenvolvido que - como era de se esperar em um game de Sam & Max - além de causar muita destruição, recita letras de clássicos pop tais como Michael Jackson. Para completar, eles descobrem que este não é único presente insano enviado por Papai Noel, há também outros como bonecas boxeadoras, canhões e uma versão parodiada de um brinquedo que foi sucesso no natal estadunidense de 1996, Tickle Me Elmo (no jogo trata-se do Torture Me Elmers).
      Cabe à dupla investigar o que está acontecendo de errado para os lados do Pólo Norte, tarefa essa que não será nada fácil levando em conta que os visitantes da fábrica de brinquedos de Papai Noel têm sido recebidos a rajadas de metralhadora.           A qualidade gráfica de "Ice Station Santa" mantém o padrão dos episódios anteriores, ou seja, ainda não é desta vez que veremos Sam & Max com gráficos de última geração. Contudo, nem por isso o game deixa de estar bonito; a modelagem e texturização dos personagens, objetos e cenários estão muito bem ajustadas. O acréscimo de algumas novas animações para os personagens seria o diferencial deste jogo em relação aos últimos episódios.
Nota: 8

          A boa trilha sonora proporciona uma imersão satisfatória ao jogador de Sam & Max, mesclando climas um tanto quanto “dark” com singelas e cândidas músicas de natal, tudo isso orquestrado por Jared Emerson-Johnson. Contudo, o melhor no quesito som é a dublagem: ótima como sempre. Os dubladores conseguem transmitir com muita exatidão as situações vivenciadas pelos inusitados personagens do game.
Nota: 8,5


          Para aqueles que nunca jogaram Sam & Max este episódio está bastante amigável, ademais, aqueles jogadores que acompanham a dupla desde a época de Hit the Road contarão com inúmeras referências a episódios anteriores.
           Uma das primeiras alterações a serem percebidas em “Ice Station Santa” é a possibilidade de configuração do game antes do carregamento do mesmo, a qual é auxiliada por dois computadores ultrapassados presentes no episódio Sam and Max: Reality 2.0.
          Além disto, há a inserção de um tutorial que se remete aos primeiros quebra-cabeças de Culture Shock. Em relação à interface, agora dando duplo clique em cenários menores, Sam caminhará rápido e, em cenários mais amplos, ele correrá. Nota-se também uma variedade maior de minigames no jogo.
          No demais, há uma conservação na receita da jogabilidade da série, com os puzzles que levam o jogador a nem sempre buscar a lógica para resolução dos mesmos.
Nota: 8
          O jogo conta com a presença de novos personagens, situações e cenários que aliados às referências a acontecimentos dos episódios anteriores (muito bem utilizadas, diga-se de passagem), às melhorias gráficas e de jogabilidade implementadas e ao roteiro muito bem escrito com diálogos hilários proporcionarão momentos de muita diversão e riso ao jogador. Pena que o jogo seja curto: um pouco mais de quatro horas de duração.
Nota: 8,5
          Não obstante sejam encontrados alguns deslizes tais como carregamentos mais demorados, determinados bugs de colisão (nada que comprometa o andamento do jogo), “Ice Station Santa” faz jus às melhorias que vêm sendo implementadas a cada episódio e, assim como os fãs de seriados de TV se retorcem de ansiedade pela temporada seguinte, quem jogar “Ice State Santa” também não verá a hora de jogar o próximo episódio.
Nota: 8,2

SAM & MAX – ICE STATION SANTA
Gênero: Adventure
Plataformas: PC
Publicador: TellTale
Desenvolvedor: TellTale
Site Oficial: -
Autor do Artigo: Gildeon Sena
Mestrando em Educação e Contemporaneidade - UNEB Coordenador de roteiro do game Tríade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
email:deongil@yahoo.com.br

 
Creative Commons License