Com dez anos de existência e dez títulos lançados, Grand Theft Auto, ou GTA para os íntimos, é uma das franquias mais extensas da história dos games. O aniversário da série será comemorado em grande estilo. A Rockstar Games - distribuidora do game – e a Rockstar North – desenvolvedora - prometeram, para a celebração de uma década da série GTA em outubro de 2007, uma nova versão do game para as plataformas PlayStation 3 e XBOX 360 - Grand Theft Auto IV. No entanto, os fãs do jogo devem esperar mais um pouco para o lançamento mais esperado da série. A Rockstar adiou o lançamento de GTA IV para o primeiro semestre de 2008 por questões diversas, sobretudo, alegando a necessidade de que ambas as plataformas recebessem o game nas mesmas condições e qualidades.
A cidade escolhida para ambientar o game é, mais uma vez, Liberty City, que faz referências e menções evidentes a New York ao reproduzir pontos famosos e conhecidos da Big Aple: a Estátua da Liberdade, a ponte do Brooklyn, o Time Square e o Empire State. Porém, os monumentos têm seus nomes alterados: Broklyn é Bronker, Estátua da Liberdade é Estátua da Felicidade. A cidade está mais real do que nunca, cheia de propagandas, pessoas andando com muita pressa e prédios altos no centro da cidade. As ações dos pedestres estão mais próximas do real, além deles interagirem mais uns com os outros e com objetos: lêem livros, fazem compras, sentam em bancos, fumam, perguntam horas, jogam coisas na rua, ou seja, ações reais de moradores de uma grande metróplole.
O enredo de GTA IV gira em torno de Niko Bellic, o protagonista do jogo. Segundo o trailer, Bellic é um imigrante europeu que cometera diversos crimes e muda-se para Liberty City em busca de uma nova vida. Quem o seduz e o convida é o primo Roman, alegando possuir uma vida requintada e luxuosoa. Ledo engano! Na verdade, Roman possui uma pequena empresa de Táxi e muitas, muitas dívidas com a máfia. A continuação do enredo, a julgar pelos games anteriores da série, é possível supor: Niko busca ajudar o primo a resolver seus problemas e comete vários crimes.
GTA IV promete revolucionar nos gráficos, trazendo resoluções com linhas bem definidas e destaque para os movimentos precisos de Niko. Outra coisa é o fato de quase não se ver clones de pessoas no trailer, cada pessoa na rua tem um rosto. No trailer os detalhes, de cenário, iluminação e movimento, é o que mais impressiona nas prévias de GTA IV. A Rockstar enfatiza nas entrevistas, que um dos aspectos diferenciais de jogo, é justamente a ênfase exagerada nestes detalhes. É possível perceber claramente a forma com que o tempo vai passando: o dia que anoitece, a noite que termina. Sujeiras na rua, efeitos da água, movimento de braços, pernas, cabeça, de agachar, segurar na barra do helicóptero. Os golpes de luta e a maneira como o corpo reage a ataques ou segura uma arma revela que jogar GTA IV trará muitas surpresas.
Nota: 10
Grand Theft Auto, significa algo como Grande Roubo de carros, ou seja, GTA IV põe o jogador na pele de um criminoso com liberdade para fazer qualquer: cometer assassinatos, roubar, etc. Mas o jogador pode também viver uma vida comum na pele de um taxista, médico, policial.
O roubo de carros continua sendo uma das maiores curiosidades de GTA. Nesta versão, Niko deve parar ao lado do carro, quebrar o vidro e fazer uma ligação direta para então dirigir o carro. O porta-malas também poderá ser usado para guardar coisas e os carros contarão com sistema de GPS. Niko poderá dirigir qualquer tipo de veículo: carros, motos, helicópteros, no entanto, apesar de haver um aeroporto em Liberty City, não haverá aviões, justamente por tratar-se apenas de uma única cidade. Mas há quem diga que a ausência destas aeronaves é para que não haja reprodução do ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, embora estas não estejam mais lá.
A Rockstar inovou também na jogabilidade de Niko Bellic. O personagem principal do jogo poderá movimentar-se em qualquer direção, nadar e subir em qualquer lugar: traseiras de carros, helicópteros, postes, escadas e muros. Além disto, Bellic poderá atirar em diferentes locais do corpo dos outros personagens, ocasionando danos diferentes. Por exemplo; se atirar no braço de alguém armado, esta aram cairá, se atirar na perna, a pessoa cai no chão e assim por diante.
No entanto, existem duas novidades que trarão verdadeiro diferencial a jogabilidade de GTA IV. A primeira é que não haverá carregamento durante o jogo, o que significa que o gamer jogará sem nenhuma interrupção de loadings, inclusive nos interiores de prédios, monumentos e etc. A segunda novidade é o uso de celulares. Bellic terá um celular com funções como agenda, mensagens, organizador, e câmera. Ele poderá ligar quando quiser, receber e rejeitar ligações e pedir armas para o traficante Little Jacob.
Nota: 10
|
|
A Rockstar investiu pesado nos sons de GTA IV, permitindo ao gamer ouvir uma cidade totalmente realística, onde pode-se sentir e ouvir o balanço dos veículos que estão próximos, o estrondoso barulho dos trens do metrô e alteração de intensidade e volume das buzinas dos carros e do barulho do trânsito, constante em qualquer grande metrópole. O barulho de água e sons de pássaros também podem ser ouvidos.
As rádios nos carros permanecem, mas será inserida uma rádio européia. Além disto, será possível ouvir a música do carro que passar próximo a Niko.
Nota: 10
A julgar pelas versões anteriores da série, GTA IV promete muita diversão. Haverá missões secundárias e primárias, no entanto, resolver as secundárias ajudará no progresso do jogo. As missões podem ser interrompidas e outras serem iniciadas, o que possibilita simultaneidade de missões.
Um outro quesito que pode encher os olhos dos fãs é a garantia do modo Multiplayer online para este jogo. Um ponto negativo para o MMO é a extensão do mapa do game, o que dificulta o encontro dos jogadores. No entanto, o jogador que cometer muitos crimes, ao ponto de ficar em um nível muito elevado, ficará visível no mapa e poderá ser encontrado.
O sistema de fuga está mais real. Para fugir da polícia o gamer deve ir para um lugar onde não possa ser visto e roubar um outro veículo. Vale lembrar, no entanto, que como alguns personagens têm memória, ele pode ser reconhecido e perseguido novamente.
Assim, os finais em GTA IV são múltiplos, dependendo das decisões tomadas durante o jogo.
GTA IV demandará cuidado nas ações e certeza nas missões, pois as setas indicativas desaparecerão. Diversão na certa!
Nota: 9
Existe, ao falar em GTA, a recorrente crítica quanto a violência e referência ao crime, tráfico em cidades européias e norte americanas. Isto faz com que a indicação de faixa etária seja cada vez mais rígida. No entanto, vale ressaltar que a análise do jogo não relaciona-se aos seus conteúdos morais apenas, mas, especialmente, à sua qualidade gráfica e de jogabilidade. Ao jogador o que interessa é quão desafiador, real e interessante é o game.
Uma outra crítica é em relação à falta de previsão de lançamento de GTA IV para PC. Ou seja, para jogar é preciso ter o PS3 ou XBOX 360, pelo menos por enquanto.
Assim, ao que tudo indica - trailers, demo, entrevistas - Grand Theft Auto IV tem tudo para ser o melhor jogo da série GTA, seja por conta dos gráficos beirando a perfeição, ou das possibilidades de interatividade e interação entre personagens e cenários.
Mas, como toda produção humana, GTA também deve ser alvo de críticas por suas “mancadas” como retirar a opção de comer, malhar e mudar as características físicas do protagonista – no caso Niko Bellic – e só permanecer a opção de mudar as vestes.
Enfim, resta esperar 2008 chegar e experimentar aquele que promete ser a revolução dos games da série Grand Theft Auto.
Nota: 9,7
The Legend of Zelda: Twilight Princess
Gênero: Adventure RPG
Plataformas: Nintendo Game Cube / Nintendo WII
Publicador: Nintendo
Desenvolvedor: Nintendo
Site Oficial: http://www.zelda.com/tp/
Autor do Artigo: Anderson Alves Maia
Graduando em Design Gráfico, ex - integrante da equipe de Arte e designer do Game Tríade- Uneb. Atualmente integra o departamento de criação do IBahia.com/Rede Bahia.
email:a3team@gmail.com
|