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      A Blizzard, famoso estúdio de desenvolvimento de jogos renomados como Diablo, StarCraft e Warcraft, lançou em 2004 World of Warcraft (WoW), ganhou até hoje mais de 20 prêmios internacionais e mais de 8 milhões de jogadores em todo o mundo. Apesar de já ter sido lançado à 3 anos, o game está longe de se tornar ultrapassado e prepara-se para sua segunda expansão no fim deste ano.
      O jogo se passa no mundo fantástico de Azeroth, onde os humanos, elfos e anões habitavam harmoniozamente até a chegada de uma legião de orcs comandados por um poderoso demônio para dominar o mundo. A série Warcraft iniciou em 1994, com o game de estratégia em tempo real Warcraft: Orcs & Humans e, desde então, outros dois Warcrafts foram desenvolvidos, sempre aumentando o número de raças que o jogador podia escolher para jogar. São 10 raças e 2 facções, sendo os orcs, mortos-vivos, trolls, blood elves e taurens como representantes da Horda e, anões, humanos, gnomos, elfos e draineis como defensores da Aliança.

          Em geral, o jogo exige pouco desempenho gráfico. Neste caso, a Blizzard optou por uma modelagem de personagens e de cenário bem simplificada em prol do desempenho e da jogabilidade, por outro lado, as texturas são bem rebuscadas e cheias de  detalhes, suprindo o déficit da modelagem. Observar o cenário de WOW enquanto passeia com seu personagem é um bom passatempo quando tiver que cobrir longas distâncias. Os efeitos sonoros do jogo são bem específicos, a trilha sonora abrange vários temas que se tornam típicos de uma cidade ou lugarejo.
Nota: 7

          O sistema de PVP (Jogador Versus Jogador) talvez seja o maior atrativo e fator diferencial deste game. Como são duas facções que brigam por territórios, nada impede, por exemplo, de um grupo de guerreiros invadirem uma capital inimiga destruir todos os habitantes e matar o rei para provar sua superioridade. Cabe aos próprios jogadores defender seu território contra os jogadores da outra facção. A interface não é simples, exige do jogador um grau de interesse em aprendê-la, mas uma vez aprendido, torna o jogo muito dinâmico e estratégico.
Nota: 8


          Um dos prêmios ganhos por WoW, por dois anos seguidos, foi o título de game que mais fez pessoas perderem tempo jogando. Nele, além de toda a carga de aventura que todo jogo de MMORPG deve ter, o jogador ainda conta com uma grande lista de animações que seu personagem pode executar como aplaudir, mandar beijo, dançar, beber até ficar bêbado, comer, dar risada, montar um acampamento, entre muitas outras ações que aproximam o mundo virtual de uma conviência real. Muitos servidores organizam desfiles de moda, competições, feiras livres e muitos outros eventos incomuns para um jogo de aventura. Facilitando a imersão do jogador no universo do jogo.
Nota: 9

World of Warcraft
Gênero: Aventura
Plataformas: PC
Publicador: Blizzard
Desenvolvedor: Blizzard
Site Oficial: www.wow.com
Autor do Artigo: Danilo Alencar
Membro da equipe de desenvolvimento do jogo Educacional Tríade/ UNEB, atua na área de arte designer.
email: risada@gmail.com


 
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