Feliz de Souza Neto e Lunn Alves
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Brasil
Este artigo tem como objetivo avaliar a influência do design de interface como um importante elo entre os jogos digitais e a aprendizagem dentro destes ambiente. Para tanto, pretende-se apresentar considerações acerca de um estudo de caso: o jogo Búzios: Ecos de Liberdade. Este game foi desenvolvido com fins pedagógicos para medir o ensino de conceitos históricos relacionados com a Revolta dos Búzios - conhecida também como Revolta dos Alfaiates - ocorrida na Bahia em finais do século XVIII.
Este artigo objetiva socializar os resultados obtidos a
partir da realização de uma pesquisa com docentes e
graduandos de História, Pedagogia, Letras e Cinema
que tiveram oportunidade de interagir com jogos
digitais cujos enredos evidenciam e simulam
acontecimentos históricos. Denominamos esses tipos
de jogos de History games. Em especial, os sujeitos
dessa pesquisa interagiram mais tempo com o jogo
Tríade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade,
justamente por que o intuito era identificar quais os
sentidos e conotações que emergiam a partir do
contato específico com esse jogo voltado para o
ensino-aprendizagem de História.
O presente artigo visa abordar o processo de
desenvolvimento do jogo de adventure Búzios – Ecos
da Liberdade, com foco na sua implementação. Neste
trabalho registramos também as dificuldades e
soluções encontradas para concluir e disponibilizar o
jogo com conteúdos históricos para os cenários
escolares, preservando a essência e característica
básica dos jogos comerciais: ser divertido.
Alessandra de Souza, Laiza Camurugy e Lynn Alves
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Brasil
Este artigo tem como objetivo discutir o crescimento da presença feminina no âmbito dos jogos eletrônicos, bem como o desenvolvimento de jogos para um público tipicamente feminil, apresentando dados relativos a pesquisas nacionais e internacionais acerca da problemática de games e gênero.