Você está em: Home / Publicações

Búzios Ecos da Liberdade

Feliz de Souza Neto e Lunn Alves
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Brasil

 

Este artigo tem como objetivo avaliar a influência do design de interface como um importante elo entre os jogos digitais e a aprendizagem dentro destes ambiente. Para tanto, pretende-se apresentar considerações acerca de um estudo de caso: o jogo Búzios: Ecos de Liberdade. Este game foi desenvolvido com fins pedagógicos para medir o ensino de conceitos históricos relacionados com a Revolta dos Búzios - conhecida também como Revolta dos Alfaiates - ocorrida na Bahia em finais do século XVIII.

 

Isa Beatriz da Cruz Neves [UFBA/ UNEB]1, Lynn Alves [UNEB/SENAI-Cimatec]2, Lygia dos Santos Fuentes [UNEB]3
Glória Valdelice Flores [UNEB]4

Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Brasil

 

Este artigo objetiva socializar os resultados obtidos a partir da realização de uma pesquisa com docentes e
graduandos de História, Pedagogia, Letras e Cinema que tiveram oportunidade de interagir com jogos
digitais cujos enredos evidenciam e simulam acontecimentos históricos. Denominamos esses tipos
de jogos de History games. Em especial, os sujeitos dessa pesquisa interagiram mais tempo com o jogo
Tríade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, justamente por que o intuito era identificar quais os
sentidos e conotações que emergiam a partir do contato específico com esse jogo voltado para o
ensino-aprendizagem de História.

 

Laiza Camurugy, Arivan Bastos, Lynn Alves e Josemar Souza
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Brasil

 

O presente artigo visa abordar o processo de desenvolvimento do jogo de adventure Búzios – Ecos da Liberdade, com foco na sua implementação. Neste trabalho registramos também as dificuldades e soluções encontradas para concluir e disponibilizar o jogo com conteúdos históricos para os cenários escolares, preservando a essência e característica básica dos jogos comerciais: ser divertido.

 

Ivana Souza, Vanessa Rios, Lynn Alves
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Brasil

 

O presente artigo tem a intenção de apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em uma escola municipal, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo dessa pesquisa foi investigar as contribuições do jogo eletrônico Búzios: ecos da liberdade para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada para essa investigação foi a pesquisa qualitativa, com a aplicação de três instrumentos: questionário para conhecer o perfil dos alunos, roteiro de observação, e entrevista semiestruturada, com a finalidade de identificar os sentidos que os sujeitos atribuem ao game Búzios. Após a análise dos dados, percebemos que os alunos apresentaram dificuldades em interagir com jogos estilo adventure, bem como desinteresse pela leitura. Embora esses fatos tenham comprometido a compreensão sobre o tema do jogo, os alunos construíram outros significados a partir da interação com o jogo Búzios.

 

10/2009 Games e gênero: a emergência dos personagens femininos

Alessandra de Souza, Laiza Camurugy e Lynn Alves
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Brasil

 

Este artigo tem como objetivo discutir o crescimento da presença feminina no âmbito dos jogos eletrônicos, bem como o desenvolvimento de jogos para um público tipicamente feminil, apresentando dados relativos a pesquisas nacionais e internacionais acerca da problemática de games e gênero.

Portifólio Comunidades Virtuais