Envio de trabalhos

1. Chamada de trabalho

A chamada de trabalhos para o III SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS APLICADAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE – STAES será divulgada em listas de discussão relacionadas com a temática educação, saúde e tecnologias, no site da UNEB, nos perfis do Facebook e Twitter, entre outros canais de divulgação.

2. Trabalhos Científicos

2.1. Os Trabalhos encaminhados para serem apresentados nos Grupos de Trabalho serão apresentados ao Conselho Científico do Seminário, preservando a identidade dos autores, garantindo assim, a lisura do processo de seleção de trabalhos.

2.2. Os trabalhos serão analisados considerando a relevância da temática tratada.

2.3. Cada Trabalho Científico deve ser direcionado para um dos Grupos de Trabalho. Serão aceitos trabalhos tanto teóricos quanto empíricos, podendo conter resultados e que estejam relacionados aos seguintes GTs e suas respectivas ementas.

GT 1 – Tecnologias aplicadas à Educação e à Saúde

Tecnologias para distintos cenários de aprendizagem em educação e saúde. Otimização de práticas para educação e saúde mediadas pela tecnologia. Tecnologias digitais em educação e saúde. Tecnologias assistivas. Tecnologias e tratamentos de saúde. Tecnologias leves em educação e saúde.

GT 2 – Educação no contexto hospitalar e domiciliar

Classe hospitalar. Classe domiciliar. Classe nas casas de apoio. Atenção educativa no hospital e domicílio. Atuação pedagógica nos hospitais. Uso de tecnologias desde as leves até as digitais voltadas a aplicação hospitalar e domiciliar.

GT 3 – Educação em saúde e Educação para a saúde

Promoção, prevenção e atenção à saúde nas escolas. Educação em saúde. Educação e a busca pelo bem-estar. Educação e prevenção de doenças. Aplicações tecnológicas voltadas a educação em saúde ou relacionadas à educação para a saúde.

Observação: Em todos os GTs estão incluídos nas tecnologias aplicadas jogos eletrônicos e aplicativos para dispositivos móveis.

3. Submissão de Trabalhos Científicos

3.1. A submissão do trabalho deverá ser realizada até 05/03/2017 através do sistema de envio de trabalhos acadêmicos Easychair. O sistema está disponível no link: https://easychair.org/conferences/?conf=staes2017

3.2. Identificação dos Trabalhos:

3.2.1. Os nomes dos autores e o nome da instituição a que estiver vinculado (s) o (s) autor (es), qualquer informação que possa identificar os autores (nome de jogos, instituições parceiras, etc.) devem ser substituídos por [BLINDREVIEW]

3.2.2. No caso de aprovação do artigo, os autores deverão eliminar os BLINDREVIEW e substituir com os dados dos autores e outras referências.

3.3. Ao receber a carta de aceitação o trabalho deve ser reenviado para a comissão com as devidas correções dadas pelos pareceristas e acompanhado de um “Termo de Compromisso de Apresentação” nos seguintes termos:

“Eu____ (nome completo do principal responsável pelo Trabalho) ____ autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho) ____, de autoria de ____ (nome de todos os autores) ____, seja aprovado pela Comissão Científica II Seminário de Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde – STAES, a publicação imediata nos anais do seminário e no site da instituição organizadora.

3.4. – Nota Importante: Trabalhos aprovados sem termo de compromisso não serão aceitos.

3.5. Os Trabalhos aprovados serão publicados na revista eletrônica do STAES.

4. Formatação do artigo

4.1. Os Trabalhos devem ter entre 9 (nove) a 10 (dez) laudas

4.2. Deve possuir no máximo 5 autores.

5. Critérios de Avaliação para os trabalhos a serem apresentados no evento

O evento conta com um comitê científico formado por pesquisadores doutores que atuam nas áreas de educação, saúde e tecnologias em instituições nacionais e internacionais (espanholas e portuguesas), tendo, portanto, competência técnica e acadêmica para avaliar e selecionar os trabalhos que serão enviados para os seguintes Grupos de Trabalho:

  • GT 1 – Tecnologias aplicadas à Educação e à Saúde
  • GT 2 – Educação no contexto hospitalar e domiciliar
  • GT 3 – Educação em saúde e Educação para a saúde

Cada Grupo de Trabalho será coordenado por um pesquisador que atue e/ou desenvolva pesquisas na área referenciada.

O presidente do comitê científico ficará responsável pelo encaminhamento dos trabalhos que serão avaliados pelos membros do comitê. É importante ressaltar que os trabalhos serão avaliados por pelo menos dois pareceristas.

No caso de haver divergências significativas nos pareceres de cada trabalho, o mesmo será enviado para um terceiro avaliador a fim de definir a recomendação ou não do trabalho. Os pesquisadores/autores enviarão os seus trabalhos através do Easychair, site que gerencia gratuitamente envio e avaliação de artigos acadêmicos (https://easychair.org/conferences/?conf=staes2017) que gerenciará o processo de recebimento e avaliação de artigos. A avaliação será realizada através de um instrumento contendo aspectos como: Relevância, Originalidade, Contribuição e Qualidade da apresentação escrita, que serão avaliados considerando os seguintes critérios: Excelente, Bom, Moderado e Fraco. No formulário haverá ainda os seguintes campos: Recomendação final (concluída a análise, os avaliadores deverão indicar se o trabalho deve ou não ser aceito); Confiança no julgamento (neste campo os avaliadores deverão indicar o grau de confiança do seu julgamento em termos de familiaridade/conhecimento do assunto tratado); Justificativa da avaliação (espaço onde deverá ser comentada a avaliação do examinador) e outro campo com informações para o presidente da comissão.

Os trabalhos que obtiverem média igual ou superior a 8,0 serão selecionados para apresentação nos Grupos de Trabalho. Os melhores trabalhos serão selecionados e publicados na Revista do STAES, disponível no site: http://www.revistas.uneb.br/index.php/staes. Os autores receberão apenas o parecer dos avaliadores, sem nenhuma identificação, a fim de preservar a identidade dos pareceristas. Assim como, os pareceristas receberão os artigos na condição blind review.

As normas para envio de trabalho estarão disponíveis na home page do evento.

Os melhores trabalhos aprovados, mediante seleção, serão publicados na revista do STAES, após a autorização dos autores e apresentados nos GTs durante o seminário. A chamada de trabalhos para o III STAES será divulgada em listas de discussão relacionadas com a temática e no site da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, entre outros

6. Datas Importantes

Data máxima para encaminhamento dos Papers: 05/03/17

Notificação de aceitação dos papers: A partir de 12/04/17