Comunidades Virtuais UFAL

Comunidades Virtuais UFAL

Coordenador: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

 

O Grupo Comunidades Virtuais na Ufal foi criado em abril de 2019 e está localizado no Centro de Educação (Cedu), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Sintonizado com as premissas que estruturam a rede de pesquisas vinculadas ao Comunidades Virtuais, o CV Ufal, desenvolvem ações relacionadas com:

Processo de Formação Permanente, visando criar uma cultura de integração das Tecnologias Digitais no Cedu, seja para a produção de jogos digitais, seja para o ensino e popularização das ciências com a mediação dos jogos, Realidade Aumentada e Virtual, Robótica e/ou narrativas seriadas, dentre outros temas que tensionam as relações com a Cultura Digital.

Ensino – são ofertados no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, componentes curriculares que discutem e refletem sobre a Cultura Digital, os jogos digitais e as narrativas seriadas televisivas tanto em nível do ensino, pesquisa, desenvolvimento e incorporação em distintos espaços de aprendizagem, compreendendo a educação formal, informal e não formal.

Pesquisa – no CV Ufal estão em desenvolvimento pesquisas que envolvem bolsistas de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de Trabalhos de Conclusão de Cursos de graduação.

 

Abaixo indicamos as investigações em andamento no período de 2018 a 2020 e vinculados ao CV Ufal:

 

  • Viajantes no tempo para salvar a Matemática: gamificação da disciplina de pesquisa educacional do curso de Licenciatura em Matemática da Ufal.

Pesquisadores responsáveis: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Raphael de Oliveira Freitas

 

  • Avaliação da Aprendizagem na perspectiva da Gamificação no Ensino Superior.

Pesquisadores responsáveis: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Ithayse Ramos Rocha Lins

 

  • A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem.

Pesquisadores responsáveis: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Wellington Pereira da Silva.

 

  • Gamificação desenvolvida nos processos de alfabetização e letramento.   

Pesquisadores responsáveis: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Josefa Kelly Cavalcante de Oliveira.

 

  • Formação docente com metodologias ativas de aprendizagem na educação a distância: análise da UAB na Ufal. 

Pesquisadoras responsáveis: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Líllian Franciele Silva Ferreira.

 

  • Processo de aprendizagem na sala de aula invertida: análise da implantação no Ensino Médio.

Pesquisadores responsáveis: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Marseille Evelyn Lessa de Santana.

                                  

  • Desenvolvimento e incorporação de realidade Aumentada no ensino de Ciências e Biologia

 

  • Processo de aprendizagem na sala de aula invertida: análise da implantação no Ensino Médio. 

Pesquisadores responsáveis: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Marcos Emanuel de Barros Silva.

 

  • Ensino de conceitos e princípios da Análise do Comportamento para alunos de graduação utilizando Sistema Computacional

Pesquisadores responsáveis: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Isvânia Alves dos Santos.

 

  • Os efeitos da prática dos exergames sobre aspectos cognitivos, físicos e fisiológicos de pessoas em sofrimento psíquico.

Pesquisadores responsáveis: Deise Juliana Francisco e Adilson Rocha Ferreira

 

  • Mapeamento Sistemático sobre Games e Educação nos anos 2010 a 2018

Pesquisador responsável: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

Bolsista de Iniciação Científica: José Victor César Batista de Oliveira

 

  • Estudo Bibliométrico sobre Games e Educação nos anos 2010 a 2018: aspectos qualitativos

Pesquisador responsável: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

Bolsista de Iniciação Científica: Jaqueline Santos Alves da Rocha

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem