Percursos para a construção de indicadores da qualidade dos jogos digitais com finalidade educativa

Em andamento
Orientação: Lynn Alves
Doutoranda: Isa Coutinho

Um crescente número de pesquisadores tem se concentrado no estudo dos jogos digitais sendo a aprendizagem o foco da maioria de suas investigações.  Essas investigações, consideram os aspectos envolvidos na interação com os jogos digitais e trazem concepções, princípios e percepções sobre tais artefatos lúdicos.  Em consequência disso à necessidade do reconhecimento da efetividade da aprendizagem baseada em jogos digitais, além do crescimento de uma cultura de avaliação e de consolidação dessas interfaces lúdicas, vem tornando crucial a construção de uma prática baseada em evidências. Pesquisadores de jogos digitais interessados em definir perspectivas de avaliação, bem como parâmetros de análise da experiência do jogar e suas contribuições para o contexto educativo, configuram processos analíticos a partir de distintas concepções teóricas metodológicas e conceituais, que ora dialogam ou se distanciam.  O que de certa forma denuncia um campo em contínuo processo de amadurecimento. O objetivo da referida pesquisa consiste em desenvolver indicadores de qualidade de jogos digitais com finalidade educativa. A definição desses indicadores de qualidade poderá subsidiar a prática docente possibilitando uma melhor relação com o jogo e suas potencialidades. Trata-se de uma pesquisa de doutorado de base qualitativa que encontra-se em fase de conclusão.