O curso

A Especialização em Game Design (EGD) da UNEB é a primeira pós-graduação lato sensu na área de Games do Estado da Bahia, o que traduz o seu caráter inovador. Essa pós é uma iniciativa do Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais (UNEB), coordenado pela Profª Drª Lynn Alves.

O Curso de Especialização conta com o financiamento da FAPESB, da UNEB, com o apoio do Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET/UNEB e da Rede Brasileira de Jogos e Educação.

Após o sucesso e os resultados relevantes alcançados na primeira turma da Especialização, iniciada em 2010.1, o curso está em sua segunda turma, que teve início em 2015.2 e traz a proposta de qualificar os profissionais que atuam ou tem interesse em atuar na área de Games que é a indústria de entretenimento que mais cresce no mundo.

Acessar o edital

O curso

O objetivo principal da EGD é criar um espaço de formação permanente na área de game design, qualificando os profissionais para a produção de conteúdos interativos e gestão de projetos de inovação nesse segmento, de maneira a habilitar gestores para o desenvolvimento de uma compreensão sistêmica e dinâmica dos processos de inovação na produção de jogos digitais na Bahia, através das seguintes ações específicas:

– Preparar profissionais no estado da Bahia para utilização de ambientes, ferramentas e softwares que possam ser utilizados no desenvolvimento de games e ambientes interativos;

– Difundir a política de softwares livres para produção de games;

– Habilitar profissionais para atuarem na gestão dos processos de desenvolvimento de games e ambientes interativos;

– Contribuir para a construção de um olhar diferenciado dos processos de desenvolvimento de games no estado da Bahia;

– Fortalecer a parceria com instituições brasileiras e estrangeiras na área de produção de games e ambientes interativos.

* Quem pode se inscrever?

O público-alvo é formado por Graduados em Computação, Comunicação Social, Arte e Design e áreas afins que tenham interesse em aperfeiçoar-se e atuar como Game Design.

Carga Horária

A carga horária do curso é composta de 420 horas, distribuídas em 18 meses. Os encontros serão realizados de 2ª. a 6ª. feira, no horário de 18h00 a 21h00 durante duas semanas consecutivas em cada mês. A exceção serão as disciplinas ministradas por professores de fora do estado que ocorrerão em horário diferenciado, isto é, de 2ª. a 6ª. feira, nos horários de 13h30 a 17h00 e de 18h00 a 21h00 e no sábado de 08h30 a 12h00, a depender da carga horária da disciplina.

Número de vagas

Nesta segunda turma da EGD foram ofertadas 35 vagas, sendo 06 bolsas integrais destinadas para pesquisadores vinculados e atuantes no Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais.

Conforme Resolução no 468/07, do Conselho Universitário (CONSU), publicada no DOE de 16.08.2007, complementada pelas Resoluções no 710/2009 e no 711/2009 do CONSU, publicadas no DOE de 01.08.2009 e 06.08.2009, respectivamente, 40% das vagas oferecidas são destinadas aos candidatos que se auto-declararem negros e 5% para os que se auto-declararem indígenas no ato da inscrição.

Mais informações, acesse o Edital.

Inscrições

Período: Aguarde a próxima turma para 2017.

Local: Sala de pesquisa do Grupo Comunidades Virtuais – Prédio da pós-graduação UNEB – Campus I, 2º andar, sala de pesquisa 2.

Tel.: 3117-2458

Documentação: Diploma de graduação com histórico escolar (original e cópia), Curriculum Vitae na Plataforma Lattes, duas cópias dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de eleitor), 02 fotos 3X4, Ficha de Inscrição, uma justificativa sobre o interesse em participar do curso e comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

Taxa da Inscrição:  Aguarde a próxima turma para 2017.

Tem interesse em participar da terceira turma da EGD? Mande sua mensagem.

Matrícula

Maiores informações quando for iniciada a próxima turma.

Investimento

Maiores informações quando for iniciada a próxima turma.

Controle de Frequência

Todas as disciplinas terão carga horária presencial, de no mínimo 15 horas que exigem no mínimo uma avaliação presencial, conforme a legislação vigente. Serão aprovados os alunos que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete), e cumprirem a frequência mínima de 75% em cada disciplina.

Trabalho de Conclusão de curso

Para a obtenção do título de especialista os cursistas deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso TCC, que envolve o Documento de Game Design de um jogo e o seu protótipo desenvolvidos pelos alunos, acompanhados de um relatório técnico como trabalho de final de curso.

.

Para maiores informações

Centro de pesquisa Comunidades Virtuais

Horário de funcionamento: Seg a Sex das 08h às 12h e das 13h às 17h

Endereço: Rua Silveira Martins s/n – Cabula – UNEB – Prédio da Pós-graduação – 2o. andar – sala de pesquisa 2.

Tel: (71) 3117-2458

E-mail: c.virtuaisuneb@gmail.com