Disciplinas

Gamecultura

Esta disciplina permite apresentar, discutir e praticar o Game Design como processo de análise, criação e produção de jogos digitais, independentes de seu suporte. Alguns dos seus objetivos são: Entender os principais conceitos de game design e a game cultura, que os tornam únicos, porém relacionados com as mídias que os precederam; Apresentar e introduzir uma história e uma linha do tempo de desenvolvimento dos games, especialmente para aqueles que tiveram pouco contato com essa mídia; Praticar os conceitos estudados em pequenos exercícios práticos e em um projeto único ao fim da disciplina.


Game Design

Os objetivos dessa disciplina são: Compreender os jogos como sistemas interativos que não só cercam a realidade material das nossas vidas, mas também como um modelo conceitual chave para a compreensão do mundo contemporâneo e do nosso lugar nele; Fomentar o discurso crítico a respeito do que são os jogos e do processo de design que os envolvem, investigando conceitos e fundamentos necessários à criação desistemas e da interatividade destinados ao jogador.


Games e Educação

O objetivo geral dessa disciplina é contribuir para a discussão sobre as possibilidades dos games como espaços de aprendizagens nos cenários educacionais e educativos. Além deste, os objetivos específicos são: Apresentar as possibilidades de interação como os games como espaço de aprendizagens nos cenários educacionais e educativos; Discutir possibilidades de avaliação dos games como mídias potencializadoras de aprendizagens a partir de evidencias; Discutir possibilidades na formação do game designer com relação ao desenvolvimento de jogos educativos.


Criação de roteiros para jogos digitais

Nesta disciplina os alunos da EDG terão contato com o conceito de narrativa, estudos e compreensão de elementos narrativos para desenvolvimento de jogos digitais, processos criativos e autorais, criação e desenvolvimento de técnicas e formatos de roteiros para jogos digitais, dentre outros assuntos.


Arte e design gráfico de games

Ao longo desta matéria os alunos aprenderão sobre a produção artística no desenvolvimento de um game, como se dá a captação e interpretação de uma ideia, como realizar pesquisas e referencias para a produção, além dos processos de criação e as estratégias de produção e finalização de suas ideias.


Game Production

Como objetivo geral, esta disciplina busca que o aluno compreenda o ciclo de desenvolvimento de um game. Como objetivo específico, a disciplina visa que o aluno se torne apto para conceber um processo de desenvolvimento, definindo processos, estratégias, metodologias que culminem com a produção estética e artística do game.


Animação 2D

A disciplina Animação 2D proporcionará ao aluno o aprendizado sobre a teoria da prática de produção, o planejamento de projetos de animação, a organização para a produção, fundamentos básicos da animação. Possibilitará também, através das noções teóricas e práticas, a criação e a produção de desenhos animados.


Introdução a Unity

Nesta disciplina os alunos terão a oportunidade de familiarizar-se com os distintos motores de jogos, conhecer o funcionamento de motores de jogos, conhecer sobre a potencialidade do Engine Unity, desenvolver um projeto completo de um jogo em 2D, conhecer e praticar as atividades que os Game Designs podem fazer no Unity, dentre outras.


Metodologia da Pesquisa

Os objetivos da disciplina de Metodologia da Pesquisa são: ressignificar a compreensão do que seja pesquisa voltada para as games e suas relações com o contexto social; analisar os diferentes métodos e instrumentos de pesquisa (qualitativa e quantitativa); compreender a construção do Projeto de Pesquisa demarcando seu objeto de estudo, a partir da articulação crítica dos elementos teórico-metodológicos do Trabalho de Conclusão de Curso, além de aprender a utilizar corretamente as Normas Técnicas no que se refere à estrutura do trabalho de pesquisa em seus diferentes momentos.


Trabalho de conclusão de Curso

Durante esta disciplina os alunos receberão orientações sobre os seus trabalhos finais.


Seminários temáticos

Na ementa dos seminários temáticos está proposto o seguinte tema: Abordagem teórico-prática do uso de instrumentos de análise dramatúrgica no estudo e desenvolvimento de jogos. Além disto, alguns dos objetivos dos seminários são:

  • Delimitar a abordagem dos conceitos fundamentais para a disciplina: Drama e jogo;
  • apresentar e discutir o uso e aplicar instrumentos de análise da ação dramática no estudo e desenvolvimento videogames;
  • apresentar e discutir o uso e aplicar instrumentos de análise de personagens no estudo e desenvolvimento videogames, dentre outros.